Março Azul, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed)

Visitar o Site

Articulação com autoridades, fortalecimento institucional e visibilidade à causa. A 360 ampliou o engajamento nas redes, pautou a imprensa nacional e ajudou no avanço de Projeto de Lei. 

Desafio: O câncer colorretal (CCR) é o terceiro que mais mata no Brasil e 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor. Para mudar essa realidade, uma comunicação integrada e estratégica foi necessária. 

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) construiu uma agenda institucional para colocar o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer colorretal na agenda do poder público. Além de fortalecer esse processo, buscou chamar a atenção da população sobre hábitos saudáveis e cuidados contra a doença. 

Solução 360: Mesmo em meio à pandemia, em 2022, promovemos reuniões e audiências on-lines com autoridades do poder Executivo e Legislativo federal para alertar sobre a importância de o Brasil adotar medidas para enfrentar e reverter o avanço do CCR. 

Ao mesmo tempo, campanhas institucionais também foram desenvolvidas pela 360, com diversas ações de comunicação pelo país. 

Destaque para a articulação com a imprensa nacional para divulgar a queda de quase 1 milhão de exames de prevenção contra o câncer colorretal durante a pandemia de covid-19. 

Sensibilizamos personalidades e influenciadores a apoiarem a campanha nas redes sociais, o que ajudou a aumentar o engajamento à causa. 

Como parte da estratégia de relações institucionais, monumentos públicos foram iluminados de azul por meio de articulações da 360.

Resultados: 

  • Mais de 1.000 citações na imprensa de todo o país sobre o Março Azul.
  • Quase 100 monumentos iluminados pelo Brasil afora.
  • Mais de 50 milhões de pessoas potencialmente expostas à campanha (impactos).

Com o apoio da 360, houve avanços no Projeto de Lei 5024/2019 que estabelece o mês de março como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto. O PL segue em fase final de tramitação, com grande possibilidade de virar Lei em 2023.