Uso do celular na direção, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet)

Problema: De acordo com o Parágrafo Único do Artigo 252 do Novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que segurar ou manusear o telefone celular enquanto dirige estará cometendo uma infração gravíssima. Mas a punição pelo uso indevido do aparelho muitas vezes não se restringe somente ao bolso e, para mostrar a gravidade do problema, a 360 elaborou uma estratégia nacional para dar visibilidade às orientações da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) sobre o assunto. 

Solução: Para compor a divulgação da diretriz médica “Riscos do uso do telefone celular na condução de veículos automotores”, elaborada por especialistas da Abramet, a equipe de jornalismo de dados da 360 fez uma análise sobre os dados disponíveis do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Segundo o levantamento, cerca de 675 brasileiros se arriscam todos os dias ao utilizar o aparelho enquanto dirigem, o que significa que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante, reforçando uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil. O alerta foi amplamente difundido em toda a imprensa nacional e nas redes sociais por meio da campanha Toque pela Vida.

Resultados: Além da divulgação massiva da diretriz Riscos do uso do telefone celular na condução de veículos automotores, o tema foi estrategicamente abordado em uma reportagem especial no Auto Esporte: Direção às cegas.

Cras pulvinar enim ut rhoncus faucibus – quis eleifend purus. In quis congue felis, sit amet mollis ligula.

Visite website